Dicas e Novidades

A origem dos tapetes: uma arte milenar

Você conhece a história dos tapetes no mundo? No post de hoje vou te mostrar de onde surgiram os tapetes e qual a sua importância para o mundo moderno.

O começo da história dos tapetes

A arte da tapeçaria acompanha a humanidade por períodos históricos. De acordo com pesquisadores, o primeiro tapete surgiu no Irã, há mais de 2500 anos. Veja que incialmente, os tapetes eram confeccionados para aquecerem as pessoas durante o inverno. Posteriormente, as peças começaram a ter uma função mais voltada para a decoração, utilizados tanto sobre os pisos, como nas paredes.

Neste período, os tapetes mais comuns e utilizados em ambientes populares e nas casas em geral, eram os que tinham como material a lã e o algodão. Já os tapetes de seda, por serem menos duradouros, começaram a ser usados com mais frequência nas paredes, de forma que pudessem expor as delicadas peças para visitação.

Os belos tapetes persas

Um dos tipos de tapetes mais famosos hoje, os tapetes persas tiveram origem nas tribos nômades. Suas confecções são entendidas como uma das principais expressões artísticas desta cultura.

Estes nômades produziam tapetes que têm em seus desenhos como mais comuns as palmeiras, os ramos de videira, arabescos, nuvens, medalhões, formas geométricas, imagens de animais e humanos. Ainda, é comum que os artesãos usem insetos, raízes e plantas como fonte de inspiração para o design dos tapetes.

A globalização e a revolução industrial no mundo dos tapetes

Com efeito, o marco da revolução industrial significa o período em que os tapetes passaram a estar em todo o mundo. Atualmente, existe a confecção à mão e a feita a partir de máquinas, o que aumentou a quantidade de produção.

A fim de melhorar os resultados, foram desenvolvidas novas matérias primas como o polipropileno e o nylon, e a confecção de tapetes estilo carpete. Este tipo de tecnologia proporcionou um melhor conforto dos tapetes ao toque dos nossos pés. A utilização dos materiais sintéticos também ajuda na manutenção dos tapetes, pois é possível limpá-los com muito mais facilidade.

Então, após tantas inovações e desenvolvimentos, o maior desafio do ramo da tapeçaria é deixar as peças com aspectos mais próximos às peças artesanais, o que dá origem a modelos de tapetes deslumbrantes, sofisticados, e elegantes.

A imagem principal deste artigo é de autoria do fotógrafo @Mehrshad Rajabi.

Mari Pereira
Me chamo Mariana Pereira e sou apaixonada pelo mundo dos tapetes e pelo jornalismo. Trabalho com a edição de artigos para a Mana Tapetes e outros sites especializados em decoração e arquitetura.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    0 %