O tapete Kilim como aliado na decoração
A linha de tapetes Kilim teve origem desconhecida. Seu nome é de origem turca e significa “dupla face”. Atualmente, o Kilim é tecido pelos povos nômades de lugares como Turquia, Rússia, Irã, Índia, China, Marrocos e Paquistão.
A confecção dos tapetes desta linha é feita a partir de nós, que são dados entre os fios de urdidura, formando uma espécie de bordado.
Formatos e técnicas dos tapetes kilim
Com o passar do tempo, novos designs, formatos e técnicas foram adquiridos, o que expandiu a variedade de modelos, estilos, e outros aspectos no tapete Kilim.
Assim, os principais são os do grupo de tapetes contemporâneos, listrados, Ikats e, os conhecidos tradicionalmente, os antigos.
O intuito da produção do tapete Kilim é maior que ser, simplesmente, uma parte magnífica de decorações exclusivas e requintadas.
Desenhos dos tapetes kilim
Alguns deles são confeccionados com imagens específicas que representam o ambiente em que ele será usado, outros podem ser bordados para substituírem as selas de cavalo e até para transportar mercadorias.
Além disso, existem algumas diferenças entre as confecções dos povos. Uma delas é a diferença entre os kilinm indianos e turcos. Os kilim indianos possuem, além de figuras geométricas, figuras humanas e desenhos de animais estilizados.
Já a produção dos kilim turcos não contam com estas mesmas características, pois neste ramo as leis e fundamentos do Alcorão são seguidos, não sendo estes aspectos permitidos.
Se o objetivo é ter um tapete excepcional para fazer parte de sua decoração, com sofisticação e beleza, os tapetes da linha Kilim são indispensáveis.